Uso de gás natural na indústria
O gás natural tem ganhado força como opção viável de combustível, pois aprenta vantagens como ser fácil de operar e ser limpo, além do seu valor competitivo. Entretanto, diferente do GLP, existe uma grande restrição para sua utilização: O local deve estar próximo de um ponto de rede de gás.
Posso utilizar gás natural na minha indústria?
Como a utilização de gás natural é restrita para locais próximos à rede já existente, precisamos analisar a viabilidade de instalação no local.
No estado de Santa Catarina, para saber se existe rede de gás natural próximo ao local do empreendimento deve ser consultado o mapa da rede através do site, clicando aqui.
Na página, poderá ser feito o download no formato .pdf do mapa da cidade de interesse. Dentro do mapa da cidade existirão linhas de diversas cores. Basta identificar se existe uma linha passando próxima à região de interesse, indepedentemente da coloração da linha.
Não tem rede da SC gás em meu endereço, o que fazer?
Na maioria das vezes a rede não passará diretamente em frente à indústria, neste caso deve ser feita uma análise de viabilidade com a SC Gás para saber se é viável estender a rede subterrânea até seu estabelecimento.
O que eu preciso para fazer a análise de viabilidade?
Para fazer a consulta de viabilidade a SC Gás irá solicitar uma previsão de consumo de gás, medido em m3/mês. No caso de indústrias, poderá ser solicitado o modelo dos queimadores utilizados nas caldeiras/fornos/estufa ou outro equipamento, junto com sua capacidade em m3/h e a pressão de trabalho, além do tempo de operação de cada queimador.
Qual o critério de aprovação da análise de viabilidade?
Não existe uma regra geral para analisar a viabilidade ou não, ela é feita caso a caso, pois ela irá depender de diversos fatores. Um deles é o consumo pretendido do empreendimento, mas questões mais estratégicas como o plano de expansão da companhia ou o número de clientes interessados naquela mesma região também terão um peso significativo. Por isso recomenda-se fazer a solicitação pois, mesmo que inviável no momento, futuramente com mais interessados na região, pode se tornar viável.
Quanto tempo leva a instalação da rede?
Não há prazo definido para a entrega da obra. No momento da realização da consulta de viabilidade SC gás irá fornecer uma previsão, mas que pode ser alterada, tanto postergada quanto adiantada. Em geral, a espera fica entre seis a dose meses. Logo, é importante fazer o pedido de instalação o mais cedo possível.
A SC Gás costuma acumular a execução de diversas obras em uma região para otimizar as despesas com deslocamento e alojamento de pessoal e máquinas. Se o cliente for ágil, pode conseguir um encaixe na programação de obras em sua região e ter a obra executada em um breve espaço de tempo.
Quem faz a instalação da rede de gás natural?
Para definição de responsáveis, devemos dividir a rede em duas etapas. A primeira da rede geral até o ramal da fábrica e o segundo do ramal em diante, também chamada de rede interna de gás natural.
Até o ramal, a responsabilidade fica com a SC Gás, tanto da instalação quanto da manutenção da rede. Então a SC Gás irá arcar com os custos de expansão da rede, independentemente da distância do ponto de consumo até a rede principal. Todas as obras em vias públicas serão feitas pela empresa contratada por ela. Inclusive, e o mais importante, a instalação do ramal e a construção da estrutura civil onde ele ficará alojado também ficarão a cargo da concessionária.
Do ramal em diante, a responsabilidade fica com o cliente, portanto o cliente será responsável pelo correto dimensionamento da linha até a alimentação dos equipamentos, por qualquer acidente ou erro de instalação e inclusive perante o corpo de bombeiros militar, no que diz respeito à emissão de alvará e adequação às normas de segurança.