Portfólio
Miliah Produtos Naturais do Brasil
O serviço consistiu na elaboração e gerenciamento da execução de um projeto de beneficiamento de Ginseng para produção de Ginseng em Pó com a capacidade de 5 ton/dia.
A empresa atualmente cultiva a pfaffia glomerata, conhecida como Ginseng brasileiro e deseja exportar o produto em pó. Por ser um processo novo não foi encontrado fornecedor capaz de fornecer uma solução completa, portanto foi necessário realizar o projeto completo.
Inicialmente foram definida a capacidade da linha e o resultado a ser obtido, ou seja, transformar o Ginseng crú em um pó, com uma umidade máxima tolerável e com granulometria baixa. Mas tudo isso deve ser feito de forma a preservar o composto ativo do produto, responsável por suas propriedades medicinais.
Definido o produto, foi elaborado o fluxograma de processo. Este fluxograma demostra os equipamentos que serão utilizados e a corrente da matéria prima. Mas existem diversas opções diferentes de equipamentos para serem utilizados. Para determinar os equipamentos a serem utilizados foram feitas diversas consultas com fornecedores e testes de seus equipamentos com o produto. A escolha de um equipamento influencia em todo o processo, portanto este processo foi feito de forma iterativa até que foi encontrada a melhor solução para atender à capacidade do processo respeitando os limites orçamentários.
Tendo em mãos todos os equipamentos necessários, foram dimensionadas as linhas auxiliares, como por exemplo fornecimento de energia elétrica, ar comprimido e água, para a determinação do orçamento total do empreendimento, incluindo custos de investimento e custos de operação. A partir da previsão do valor de venda do produto foi feito a análise de viabilidade que permitiu dar início à implementação do projeto.
Em primeiro lugar, foi definido um local para instalação da indústria que cumpria com todos os requisitos: Espaço mínimo, localização em área industrial, acesso a rede de gás natural, fornecimento de energia elétrica trifásica, espaço externo para instalação de compressor e regularização do imóvel perante a prefeitura e corpo de bombeiros.